domingo, 14 de setembro de 2014

Sonhos



 O CONCEITO DA BÍBLIA

Sonhos da parte de Deus

Deus já usou sonhos para se comunicar com humanos?

“[O profetaDaniel teve um sonho. . . . Naquele tempo ele anotou o próprio sonho. Fez o relato completo dos assuntos.” — Daniel 7:1.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Deus já transmitiu mensagens importantes de diversas maneiras. Nos tempos bíblicos, ele às vezes usava sonhos. Mas esses não eram como os sonhos confusos e ilógicos que costumamos ter. Os sonhos inspirados por Deus eram vívidos, coerentes e tinham uma mensagem bem definida. Por exemplo, num sonho, o profeta Daniel viu uma sequência de feras, as quais representam potências políticas desde Babilônia até nossos dias. (Daniel 7:1-3, 17) Por meio de um sonho, Deus disse a José de Nazaré, o pai adotivo de Jesus, que fugisse para o Egito com sua esposa e filho. Em resultado disso, Jesus escapou da morte às mãos do cruel Rei Herodes. Quando esse rei morreu, Deus revelou isso a José por meio de outro sonho, ao mesmo tempo instruindo-o a voltar com sua família para sua terra. — Mateus 2:13-15,19-23.

 Deus usa sonhos para se comunicar conosco hoje em dia?

‘Não vá além das coisas que estão escritas.’ — 1 Coríntios 4:6.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Os sonhos registrados na Bíblia são parte da revelação que Deus deixou por escrito à humanidade. A respeito dessa revelação,2 Timóteo 3:16, 17 declara: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus sejaplenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
A Bíblia nos ‘equipa completamente’ por revelar tudo o que precisamos saber a respeito de Deus, de suas qualidades, de seus padrões de moral e de nosso papel em seu propósito para a Terra. Por isso, Deus não usa mais sonhos para transmitir mensagens aos humanos. Se quisermos aprender sobre o futuro e o que Deus quer para nós, não precisamos ‘ir além das coisas que estão escritas’ — isto é, escritas na Bíblia. Além disso, praticamente toda a humanidade tem acesso a esse livro e pode estudar as muitas revelações da parte de Deus contidas nele, incluindo os sonhos.

Por que podemos confiar nos sonhos registrados na Bíblia?

“Os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.” — 2 Pedro 1:21.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Muitos dos sonhos e visões registrados na Bíblia eram proféticos, quer dizer, prediziam eventos futuros. Quando os escritores registraram essas profecias na Bíblia, a credibilidade de cada um deles — e a da Bíblia como um todo — foi posta à prova. Será que essas profecias provariam ser exatas? Por exemplo, considere a visão em Daniel 8:1-7, registrada perto do fim do Império Babilônico.
Usando de simbolismo, a profecia falava de um carneiro e de um bode, e o bode golpearia e pisotearia o carneiro. Daniel não precisou tentar decifrar o significado dessa visão. Um anjo de Deus declarou: “O carneiro . . . representa os reis da Média e da Pérsia. E o bode peludo representa o rei da Grécia.” (Daniel 8:20, 21) A História confirma que a Medo-Pérsia sucedeu Babilônia como potência mundial. Então, cerca de duzentos anos depois, a Medo-Pérsia foi conquistada por Alexandre, o Grande, da Grécia. Essa impressionante exatidão caracteriza as profecias bíblicas, inclusive os sonhos proféticos. Isso, por si só, diferencia a Bíblia de todos os outros livros sagrados, tornando-a digna de nossa confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário