sexta-feira, 25 de julho de 2014

UMA IGREJA EM FASE DE DIVORCIO


"Uma Igreja em Fase de Divórcio"
Quando falamos de divórcio a primeira e mais correta ideia que temos é a de separação, e é justamente isso que significa. O divórcio (do latim divortium, derivado de devertere, "separar-se") é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. É uma das três maneiras de dissolver um casamento, além da morte de um dos cônjuges.
A figura do casamento é usada frequentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia.
A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus:
" Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o SENHOR Deus". (Ezequiel 16:8-14).
Logo que a bíblia usa o tipo "noiva" para se referir a Igreja me veio esta analogia a mente. Para alguns vivemos no tempo da dispensação da graça; para outros não. Para alguns estamos no tempo do avivamento e para outros da apostasia, questões essas que não vou me ater nesse texto. Mas é fato que a igreja de Cristo tem vivido uma fase crítica de desânimo na Terra, até mesmo como cumprimento de muitas profecias tais como esfriamento do amor pelo multiplicar da ciência. Estamos em um tempo onde igrejas tem sido fechadas ou impedidas de crescer por falta de obreiros e cooperadores.
A despersonalização da Igreja enquanto noiva é grave, o crente tem perdido essa visão e consequentemente têm deixado de ser preparar para a vinda do noivo.
Todavia, o "casamento”, aqui tido como união perpétua, do Cordeiro com sua noiva ainda não se consumou, posto que se dará no fim dos tempos. Entretanto esse relacionamento está em risco porque a infidelidade tomou conta da noiva, mas ainda assim o Noivo espera ansiosamente pelo dia das bodas.
A Igreja está se divorciando antes mesmo do casamento. E precisamos mudar esse quadro! Do contrário seremos rechaçados, assim como as virgens loucas foram. Contudo, assim como num divórcio normal, a noiva ,aqui tem a oportunidade de reconciliar-se, oferecido através do próprio noivo em seu sacrifício na cruz do calvário.
Vamos viver os nossos últimos dias em santidade e fidelidade, porque Ele Vem! O Noivo Vem!
E você não querer ser deixado pra trás no dia mais doloroso da história! Ou vai?
Deus abençoe a nossa vida em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário